Qual a função do álcool gel no combate ao COVID-19?

Como Funciona:

O etanol (álcool etílico) atua como desinfetante e antisséptico, agindo na desnaturação proteica e lipídica dos microrganismos patogênicos que possam estar depositados nas superfícies de objetos e da própria pele.

Estudos mostram que a concentração mais eficaz contra os microrganismos é a de 70%, valores próximos abaixo ou acima deste (60 – 80%) também mostram resultados satisfatórios.

Isso porque, há necessidade de um percentual de água na composição desse produto para que a evaporação do álcool não seja imediata, fato que diminuiria a eficácia em lisar a estrutura do patógeno.

Além disso, é por meio dessa água que o álcool é levado para o interior da bactéria, vírus ou fungo.

Em relação ao COVID-19, o uso do álcool gel 70% é uma recomendação da OMS. Salienta-se que não se deve produzir o próprio álcool gel, visto que a concentração resultante pode não ser a necessária para atuar como germicida tornando o indivíduo susceptível à contaminação.

É recomendado, também, lavar bem as mãos com água e sabão – sabões, detergentes ou sabonetes – frequentemente.

Esses compostos possuem composição polar e apolar, dessa forma, a parte apolar, com afinidade por lipídeos, se liga ao patógeno por meio de sua membrana celular.

Ao passo que a extremidade polar, com afinidade pela água, interage com ela possibilitando que o microrganismo seja retirado da superfície da pele e seja levado pela própria água.


Conheça nossos produtos, que vão ajudar você ficar mais protegido:

Indagel MAX - Gel Antisséptico da Pele

Viclean - Solução Antisséptica da Pele


Veja também